Quem tem acompanhado a E3, uma das maiores feiras de jogos do mundo, presenciou (mesmo que virtualmente) algo revolucionário no mundo dos jogos. Jogadores "old school" como eu sempre tiveram de se adaptar a diferentes controles a cada video game novo. Neste ano a Microsoft trouxe uma novidade absurdamente incrível; agora o controle é seu corpo!
Jogos com detecção de movimentos começaram, com grande sucesso por sinal, no Nintendo Wii cerca de 3 anos atrás. O controlinho impressionava, pois qualquer movimento que você fazia com ele era capturado pelo sensor e mandado para o jogo. Mas neste caso, a microsoft fez um trabalho para o Xbox 360 com câmeras específicas e microfone, em que seu corpo é "escaneado", sua face é gravada, sua voz registrada e você é transformado no controle!
Com isso os limites para a criatividade em jogos foram muito além do esperado para os próximos anos. E pela reação do pessoal (e da imprensa) parece que será um grande sucesso. Vemos que as pessoas estão procurando novidades que não são necessariamente gráficos melhores e maior conteúdo (como extras, "making of" e afins) como foi inicialmente a aposta do Playstation 3 com seu super processador e leitor Blu Ray. Com a vida corrida e a fartura de opções parece que falta tempo para nos aprofundarmos em um RPG de centenas de horas como antes. O mercado ampliou muito seu alcance com jogos ocasionais, como vimos com o Wii e constamos com as vendas bem sucedidas de portáteis e jogos para celular. Os poucos momentos de sobra dedicados a jogos tem de ser divertidos e curtos, tem de agregar mais pessoas ao mesmo tempo e competir em pé de igualdade com outras diversões, como filmes, música e internet.
E uma curiosidade. O projeto tem esse nome pois foi um brazuca que o coordenou, Alex Kipman, que é de Natal, Rio Grande do Norte, mas fez uma média também falando que é por "Natal" derivar do verbo em latim e significar "nascimento"... Prefiro a 1a parte da explicação.