quinta-feira, 5 de agosto de 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

A máquina da amizade da Coca-Cola


Campanha da Ogilvy Argentina para dia do amigo. Uma vending machine gigante que só pode ser usada com ajuda de alguém. Bem legal.

Olhado no Brainstorm#9

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Life in a Day - Documentário Colaborativo

Muito legal esta iniciativa. Produzido por Ridley Scott e Kevin Macdonald, o documentário selecionará os melhores videos para entrar na obra. Até dia 24/07/2010

http://www.youtube.com/lifeinaday

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pepsi reacende a guerra das Colas com remake de comercial de 1995

A clássica batalha entre Pepsi e Coca Cola está de volta. A Pepsi acaba de lançar um remake de um comercial icônico dos anos 90, em que 2 motoristas de caminhao - um da Pepsi e outro da Coca - sentam lado a lado em um restaurante e comparam os refrigerantes. O conceito continua o mesmo, mas agora as bebidas tradicionais sao substituídas pelas suas versoes sem açúcar - Coke Zero e Pepsi Max. O filme original, da BBDO, estreou no Super Bowl de 1995. O novo é criaçao da TBWA/Chiat/Day e começa a ser veiculado na TV hoje. Ambos têm o mesmo diretor.

Olhado no Blue Bus



Video Original de 1995

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Micromarketing



(post extraído do Update or Die )

Semana passada ouvi uma palestra do Greg Verdino, um futorologista do marketing, sobre uma nova onda: o micromarketing. Aparentemente, a ideia se aproxima muito do conceito da Cauda Longa do Chris Anderson. Enfim, marketing de nicho não é uma ideia nova. De qualquer forma, pra quem nunca ouviu falar nisso, o lance do micromarketing é o seguinte: botar toda grana em mídia de massa não garante os mesmos resultados que se alcançava em outros tempos. O mundo de hoje é superfragmentado, os consumidores se agrupam por microcomunidades que agrupam gente com hábitos e interesses em comum.

Segundo a ideia do micromarketing, investir de maneira planejada em pequenos nichos pode trazer melhores resultados do que gastar os tubos pra tentar falar com o maior número de consumidores possível (regra default em qualquer plano de mídia). Isso porque no micromarketing primeiro se estuda o nicho, depois prepara-se uma abordagem absolutamente relevante pelos canais mais adequados e por fim, se tudo sair certinho, você tem um grupo fiel, mesmo que pequeno, afim de gastar mais e mais vezes.

Para a maioria dos marqueteiros no Brasil isso é um conceito novo. Segundo estudo da Razorfish, uma das maiores agências digitais do mundo, o país é mais conectado do mundo (pela quantidade de horas conectadas por usuário único) e ao mesmo tempo onde as empresas investem menos em comunicação digital e dirigida.

Entretanto, o tal micromarketing não é nada novo. Esses conceitos nasceram com o marketing direto lá nos anos 60 na cabeça de David Ogilvy, Lester Wunderman, Rapp Collins e cia. Esses caras descobriram que apenas 20% dos clientes de uma empresa são responsáveis por 80% do seu faturamento. Assim, sempre trataram os consumidores por interesses. Pra eles, o marketing sempre foi micro.

Então vamos combinar o seguinte? Criar um termo novo é fácil. Escrever um livro sobre esse novo termo também. Difícil é ter coragem de fazer as velhas boas ideias saírem da gaveta.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Mulheres da Classe C "vivem" em redes sociais

As mulheres de baixa renda se conectam todos os dias à internet e participam ativamente de alguma rede social. Essa é a conclusão da pesquisa Etnografia Digital, desenvolvida pela Predicta e Multifocus, feita com mulheres donas-de-casa da classe C, de 25 a 49 anos.

Segundo a pesquisa, 83% delas entram na web diariamente e 86% estão em alguma rede social, como Orkut, Facebook ou Twitter. Desse total, cerca de 23% já criou alguma comunidade na rede social e 33% acham que a internet é um passatempo melhor do que a televisão.

Diante desse quadro, é fácil entender porque 78% se acham mais globalizadas por causa da web, justificando as mais de duas horas diárias de navegação admitidas por 40% delas. Confirmando o bom momento do comércio online, 26% não veem nenhum problema no e-commerce. O uso do Internet Banking é admitido por 23% delas.

O Orkut lidera a visitação desse público específico, respondendo por impressionantes 94% dos acessos à web. Chats (5%) e blogs (1%) estão bem atrás na lista de interesses das mulheres.

Mas a dedicação das donas-de-casa ao novo passatempo já fez a primeira de suas vítimas: a leitura. Cerca de 66% delas dizem que estão lendo muito menos offline, sendo que 60% sequer viitam lojas para fazer pesquisas de preços, pois tudo agora é feito online.

“Antes, analisávamos para as empresas como os internautas se comportavam dentro do site delas ou mediante campanhas. Agora mostramos como eles interagem com todo o universo online e o que pensam dele”, explica Claudia Woods, diretora de serviços da Predicta.

Olhado no MSN tecnologia

quarta-feira, 24 de março de 2010

Perfil dos usuários de Twitter

Realmente ajuda a começar ou limpar sua lista de seguidos. Clique na imagem para aumentar.


Olhado no Next Generation Online

terça-feira, 23 de março de 2010

Internautas não lembram de propaganda online

Notícia de hoje no Meio e Mensagem



Levantamento da Millward Brown Brasil reafirma a necessidade de relevância para marcas se relacionarem com consumidores

Por Mariana Ditolvo
22 de Março de 2010

Jovens ou adultos, não importa. O que cativa mesmo o consumidor na internet é a oferta de conteúdo relevante. Durante apresentação no 4º Congresso Brasileiro de Pesquisa (ABEP) na tarde desta quarta-feira, 22, Valquíria Garré, da Millward Brown Brasil, mostrou que, apesar de nutrirem uma relação mais forte com as marcas na internet, os consumidores nao lembram de inserções publicitárias e dependem de relevância para se relacionarem.

Segundo pesquisa feita com uma pequena amostragem de público jovem e adulto, as categorias de produtos de tecnologia, carros, roupas e restaurantes são as que se saem melhor no boca a boca online. Por outro lado, refrigerantes, supermercados e o setor de seguros são os que oferecem menos vantagens de relacionamento, de acordo com os consumidores.

O estudo revelou ainda que a televisão, ao contrário do que pregam as teorias apocalípticas, ainda tem papel bastante representativo na vida das pessoas. "Esse é um resultado esperado, uma vez que a televisão é o canal que recebe mais investimentos publicitários. Por consequência, a maioria dos entrevistados associa a televisão à publicidade, mas mostram certa resistência ao falar de propaganda na internet", disse Valquíria. Do total de jovens investigados, 28 disseram associar propaganda à TV, 5 à sites, 3 à revistas e apenas 1 ao YouTube.

Referência em comunicaçao online, a Coca-Cola assumiu papel importante diante desse público por conseguir usar de maneira bastante completa o mix de meios para se relacionar. "É um exemplo a ser seguido por conseguir chamar as pessoas para a internet através do comercial de televisão e, na rede, oferecer entretenimento, diversão e benefícios reais aos consumidores", coloca Valquíria. "São associações que mostram como é cada vez menos necessário ser lembrado por uma propaganda e investir para que o consumidor se mantenha em contato constante com a marca, mudando a essência da abordagem e do ciclo de relacionamento", finaliza.

Olhado no M&M Online

domingo, 21 de março de 2010

Homenagem do Corinthians ao Ayrton Senna

Hoje é o aniversário do Ayrton Senna, e corinthiano firme que era não faltou uma homenagem da torcida pra ele.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Maior Cartão de Aniversário do Mundo para 50 anos de Ayrton Senna

No dia 21 de março, no nosso campeão Ayrton Senna completaria 50 anos. O Instituro Ayrton Senna não deixou passar esta data tão especial em branco e lançou o Maior Cartão de Aniversário do Mundo para ele.


Esta ação integra diferentes ferramentas digitais, principalmente o Twitter. Colocando a sua mensagem e escrevendo #senna50 no final dela, ela é automaticamente transferida para o cartão virtual na página www.senna50.com.br. Você também pode entrar no site e deixar sua mensagem se não tiver Twitter. Além disso, há um concurso cultural que irá distribuir kits com produtos Ayrton Senna e um capacete igual ao do campeão para o vencedor.

E os 50 anos não param por aí. Foi feito um capacete comemorativo para os 50 anos, que foi mostrado pela Viviane Senna com exclusividade no Mais Você da Ana Maria Braga.



Este fim de semana vai ser cheio de surpresas! Quem é fã do campeão não pode deixar de ver as homenagens na telinha, principalmente na Globo. Corinthianos, surpresa para vocês também! Não é novidade pra ninguém que o Ayrton foi corinthiano roxo.

375 jogos em uma imagem


Este é um daqueles desafios que deixam muitos “entendidos” em games duvidando de sua capacidade. O artista Martin VanWoudenberg publicou em seu perfil do site DevianArt a imagem acima (clique na mesma para ter acesso à versão em tamanho real), e o pessoal do site Uhull tem alguns desafios para aqueles que se consideram jogadores hardcore, na forma de perguntas que deixarão muitos com a pulga atrás da orelha.

Eis alguns questionamentos:

1.Dê o nome dos 375 jogos que aparecem na imagem
2.Dê o nome dos 425 personagens exibidos
3.Dois dos jogos mostrados nunca foram lançados. Quais são?
4.Dez personagens aparecem mais de uma vez. Quais são eles?
5.Qual personagem participa de mais jogos?
6.Quais jogos estão representados por um inimigo e não pelo seu herói?
7.E cinco jogos estão representados por objetos! Quais são eles?
8.Quais personagens são “mascotes” de seus consoles?
9.Qual é o jogo mais antigo mostrado na imagem?
10.Quais personagens estão caçando ou vigiando um a outro?
11.Quais personagens já estão mortos?
12.Onde está o cadáver mutilado?
13.Onde estão escondidos os 20 bonequinhos de Fallout 3?
É só ampliar e começar a responder às perguntas!


Olhado no Jovem Nerd

terça-feira, 16 de março de 2010

Alguns Resultados de Mídias Socias para Empresas

Hoje em dia muito tem se falado sobre as mídias sociais como forma de comunicação barata, leve para diversas configurações de PCs, dinâmica e interativa. Muitas empresas têm feito campanhas inteiras apenas por Twitter e Facebook como exemplos.

Nos EUA isso realmente produz números impressionantes como podemos ver neste video. No Brasil? Estão tentando vender essa idéia para nós, mas creio que ainda não chegamos lá, principalmente quando vemos que boa parte da população ainda não tem acesso à internet. Dependendo do público pode ser um sucesso, mas não esperem ver tão cedo uma grande popular como Casas Bahia indo muito por esse caminho.



Vídeo olhado no Update or Die

quinta-feira, 11 de março de 2010

O Google quer dominar o mundo

Não foi à toa que ouvi essa frase diversas vezes.



Olhado no Update or Die

sexta-feira, 5 de março de 2010

Lennon e Citroën?

Qual a relação entre o ex-Beatle mais polêmico e uma comportada marca francesa de carros que adora falar de tecnologia? Pois é, foi o que fizeram na mais nova campanha da marca; tentaram ligar as duas coisas. Teve muita gente que torceu ou nariz pra isso (até eu, confesso).

Fãs acusam Yoko e Sean Lennon, que liberaram a imagem de John, de terem usado a oportunidade para conseguir dinheiro. Eles se defendem dizendo que era uma das poucas chances que tinham para manter viva a imagem de Lennon entre os jovens.

Bom, acho que eles ainda não jogaram The Beatles Rock Band para virem com esse argumento.

Mais detalhes, aqui. Video logo abaixo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Aquecimento Vocal do Sílvio Santos

Tá aí o segredo do sucesso da voz dele! Diretamente da Rússia.



Olhado pela minha amiga Beth Marques

quarta-feira, 3 de março de 2010

Berlitz - Cuidado com o que você canta

Esses comerciais tem cerca de 3 anos, mas lembro que na época eu adorei! A direção de arte é bem legal e quando você ouve a música e lê a letra parece que é o que a letra diz de verdade. O que deve ter gente cantando assim por aí...


Tight
Enviado por sabotage. - Videos Independentes


Camelia
Enviado por sabotage. - Videos Independentes


Ken Touched This
Enviado por sabotage. - Videos Independentes

terça-feira, 2 de março de 2010

Documentários na faixa

Afim de assistir a bons documentários, dos antigos e desconhecidos até os mais atuais, de graça e ainda praticar o inglês? O Free Documentaries é um site que reúne tudo isso. Não é preciso se cadastrar, os vídeos estão em diferentes tamanhos para se ajeitarem à sua conexão e alguns até podem ser baixados. Conteúdo de sobra e de qualidade pra muitos dias de frio e noites sem sono.

Abaixo o trailer de um dos meus preferidos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Hoje é meu aniversário!

Obrigado a Deus, aos familiares, amigos e leitores desse blog!

Aí vai um videozinho legal de umas das minhas músicas preferidas no The Beatles Rock Band e que tem tudo a ver com o dia de hoje (pra mim, hehe)



Curiosidade: George Harrison também nasceu em 25 de fevereiro. Parabéns pra ele também, onde quer que ele esteja!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Cromaqui, Cromalá, Croma em todo lugar



Não é à toa que digo que com o mato alto do meu quintal dá pra filmar Lost. Agora vejo que dá mesmo!

Olhado no Kibe Loco

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Previsão do Tempo em Portugal


Do blog da Ligia Fascioni. Esse também dispensa comentários...

A Realidade da Vida em Agência

O De(ath)sign é um web comic que descobri ontem, enquanto via um outro site bastante engraçado que gosto, chamado Piores Briefings do Mundo (que também vale a pena visitar). Em ambos você descobre que a realidade nas agências, principalmente a realidade da grande maioria do pessoal de criação, não é tão divertida assim, além de mostrar como tem gente despreparada no mercado. Chega a ser alarmante... Já pude sentir na pele situações bem parecidas mostradas nos 2 sites, mas mesmo assim esses e tantos outros sites de sátiras de agências mostram que o pessoal não perde o bom humor e, principalmente, a sanidade mental (na maioria dos casos).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Autonomia no Trabalho

Mais um artigo interessante da HSM online sobre trabalho.

Brasileiros querem mais autonomia no trabalho

Pesquisa da Fellipelli aponta que 58% dos profissionais necessitam atuar de maneira mais independente
A velocidade da informação e a redução da percepção do tempo trouxeram grandes mudanças no mundo corporativo, em que a pressão por resultados tem se tornado uma prática cada vez mais comum. Isso, porém, pode surtir efeito contrário, reduzindo a produtividade e a motivação dos funcionários de uma empresa.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Fellipelli aponta que 58% dos profissionais brasileiros necessitam de autonomia no ambiente de trabalho para trabalhar de maneira independente. O levantamento contou com a participação de 300 profissionais no segundo semestre de 2009, e tem como base a aplicação do Birkman, instrumento que mede a percepção individual da realidade, revelando interesses profissionais e tendências comportamentais.

Segundo a pesquisa, 75% das pessoas demonstraram atuar em prol dos interesses coletivos e apresentaram mais facilidade em trabalhar em equipe. Já as suas reais necessidades motivacionais apontaram outros resultados. Ao todo, 44% dos profissionais apresentam necessidade de obter vantagens e reconhecimentos individuais, contra 1% que realmente age de modo mais competitivo no convívio social. Do total de indivíduos que aparenta acreditar que a recompensa coletiva é mais importante que a individual, apenas 17% precisam realmente de um ambiente idealista e voltado ao bem comum para se sentirem motivadas.

“As características que mostramos às outras pessoas e as nossas necessidades motivacionais são naturalmente diferentes, pois na medida em que convivemos em sociedade, certos desejos podem ser vistos de forma negativa pela maioria das pessoas, como o individualismo e a excessiva competitividade. No ambiente corporativo de hoje, o trabalho em equipe é inevitável e traz resultados positivos para os negócios, o que justifica que a maioria das pessoas se mostre solícita a esse tipo de prática, ainda que suas necessidades motivacionais não caminhem na mesma direção”, analisa a psicóloga Adriana Fellipelli, sócia-diretora da Fellipelli.

O estudo revela, ainda, que 73% dos profissionais possuem atitudes voltadas para a ação, ao passo que esse número cai para 36% quando tratamos da necessidade de ação como fator de motivação. Apenas 8% dos entrevistados costumam levar mais tempo refletindo antes de tomar decisões, quando analisamos os anseios pessoais, 46% preferem refletir mais antes de decidir.

“Quando comparamos as motivações e as ações em relação à reflexão, percebemos um contraste significativo. Grande parte das pessoas pode perder a energia se envolvidas com uma demanda muito intensa de trabalho e sem tempo para planejamento, sentindo-se pressionadas diante de decisões complexas. Tais indicadores revelam que quando os profissionais possuem algum controle sobre as demandas e prazos que permitam reflexões e análises, eles se sentem estimulados e podem gerar resultados melhores”, explica Adriana.

Outro fator que pode gerar mais produtividade ao trabalho é a flexibilidade das atividades. De acordo com o levantamento, 70% dos profissionais são adaptáveis a ambientes mais regrados, pois geralmente são organizados e atuam dentro dos padrões estabelecidos. Quando observamos suas necessidades motivacionais, porém, apenas 28% necessitam desse tipo de ambiente. “Os dados indicam que as pessoas trabalhariam melhor se tivessem oportunidades para expressar suas individualidades, atuando de maneira inovadora e independente”, diz Adriana.

Segundo a executiva, os líderes precisam voltar suas atenções para as necessidades e características de cada membro de sua equipe, com o objetivo de formar uma estrutura equilibrada, em que cada profissional se complementa e contribui para o sucesso dos negócios. “Quando o assunto é gestão de pessoas, um dos maiores desafios das organizações e líderes de hoje é conseguir atrair e reter talentos capazes de alavancar resultados. Para isso, é preciso descobrir o que mantém seus colaboradores motivados e engajados, mesmo diante dos crescentes desafios”, complementa.

Embora não haja variação de resultados no quesito “desafio”, pois neste caso o comportamento social é um espelho das necessidades motivacionais, quando um líder delega uma tarefa que exige muito ou pouco do seu colaborador, o resultado pode atrapalhar o andamento das operações. “O líder precisa saber identificar os limites de sua equipe, pois uma tarefa mal atribuída pode gerar frustração do funcionário. Ele ficará desmotivado diante de um desafio que não consegue superar ou desanimado quando deve resolver questões fáceis demais”, aponta Adriana.
Nesse contexto, investir em autoconhecimento é muito importante para impulsionar resultados. “Para aproveitar corretamente o potencial de cada profissional e suas contribuições para os negócios, as empresas devem recorrer a ferramentas de coaching. Quanto mais as organizações conhecerem a natureza humana, maiores serão suas chances de sucesso na gestão de pessoas”, afirma Adriana.

HSM Online
08/02/2010

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

iPad - Sátiras começam a aparecer

Muita gente já tem tirado sarro do iPad, numa indireta ao dizer que o produto é um retrocesso, em um mercado que pede aparelhos com mais funções em menores tamanhos.

Abaixo um video divetido (em inglês apenas).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

60% Lennon/30% McCartney

Mais uma vez falando de Beatles, quem conhece a história da banda provavelmente sabe que John Lennon e Paul McCartney fizeram um acordo; todas as músicas feitas pelos dois seriam igualmente creditadas a ambos, por mais que um tivessse feito 99% da canção e o outro colaborado só com um "yeah" que fosse. Isso no fim da banda deu o maior rolo, pois já em carreiras independentes os dois trocaram farpas através de músicas, cada um julgando a qualidade, a proporção de trabalho de cada e a quantidade das músicas produzidas. Sem contar brigas recentes entre familiares que questionavam até a ordem da seqüência dos nomes.

Eis que o artista gráfico Michael Deal resolveu criar um projeto que pretende colocar os Beatles em gráficos e esclarecer essas e outras dúvidas; o Charting The Beatles. Consultando diversos materiais como biografias, vídeos, gravações e algumas pessoas, Michael tem desenvolvido este projeto que quem sabe pode ser útil, ou no mínimo curioso, mesmo para quem mal conhece a banda. Você pode saber qual a colaboração de cada Beatle em cada música, referências de uma música sobre outra, quais notas são mais tocadas em cada álbum e a divisão do trabalho dos rapazes ano a ano.

Ele aceita colaborações de quem quiser só ajudar com uma ou outra informação ou realmente se envolver construindo o projeto.

Mais info e o projeto até o momento aqui




terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chá para fãs dos Beatles



Na verdade este produto não tem ligação direta com os Beatles, mas que agradaria a qualquer fã, agradaria.
By Ototo. Mais aqui

Olhado no Update or Die

Campus Party Ao Vivo

Pra quem curte tudo do meio cibernético a Campus Party é um prato cheio. Muita gente está acampada no evento no Centro de Exposições Imigrantes, onde são bombardeados 24h com o que há de mais novo em internet e tecnologias. Abaixo o que está rolando ao vivo, de 25 a 31 de janeiro.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Parabéns São Paulo

Quem dera se a ordem e a harmonia nesse videozinho americando de 1943 tivesse continuado...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Facebook - 50 empresas que sabem usá-lo

Bom, finalmente resolvi entrar no tal do Facebook. Todo mundo vive falando dele, mas pra mim até então não passa de um novo Orkut, já que o original foi dominado por pessoas fora do mercado americano, e por ser essencialmente para americanos o Facebook ganhou todo esse hype. De qualquer forma, meu interesse era descobrir como ele poderia ser bom para empresas. Com certeza não entrei pra fazer novas amizades e brincar com o joguinho da fazenda.


O site The Big Money fez uma pesquisa e resumiu as ações de algumas empresas pelo Facebook. Nada muito diferente pra quem está acostumado com Orkut, mas vale a pena pelo menos dar uma olhada. O link aqui

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Jogue Halo 3 e ajude o Haiti - Be a Hero


A Bungie, produtora do sucesso Halo 3 para Xbox 360, fará doações para as vítimas do Haiti. Mas para isso, ela depende dos jogadores.

Quem jogar o jogo pela Xbox Live entre hoje e amanhã (20 e 21 de janeiro), e trocar seu emblema pelo CORAÇÃO, colocar a cor de fundo BRANCA e do coração VERMELHA vai poder ser rastreado pela produtora e contabilizado na causa.


A cada 100 participantes a Bungie irá doar US$100,00. A empresa irá doar até US$77.000, e como sabemos que Halo 3 é o jogo mais jogado da Xbox Live, com certeza esta meta será atendida. Quem quiser também pode comprar camisetas especiais de Halo ODST que terão a renda revertida para o Haiti.

Uma batalha interplanetária que realmente pode salvar a Terra.

Olhado no site da Bungie

PC X Mac - A Saga Completa

Quer assistir a todos os comerciais hilários da Apple do PC X Mac, da campanha "Get a Mac"? Clique aqui

Abaixo o 1o comercial que vi e um dos que mais gosto, que falava como Macs não pegam vírus.



Olhado no AdFreak

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Guitarra sem cordas



Justo agora que estava começando a me acostumar com a guitarra do Rock Band...

Olhado no Blue Bus

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

140 dicas do Twitter para empresas



Olhado no Blue Bus

Como melhorar sua produtividade no trabalho

Quem de nós, por mais organizado que fosse, não passou por fases complicadas de organização do tempo? As vezes algumas coisinhas mínimas pescam nossa atenção e corremos o risco de perder alguns minutos importantes de trabalho. Abaixo peguei uma matéria da HSM Online que dá algumas dicas.

10 itens que matam a produtividade diária

Reuniões, e-mails para responder, acúmulo de tarefas, cansaço. Tudo isso pode fazer com que você gaste mais tempo do que deveria em suas atividades.
Um planejamento semanal bem elaborado pode cair por terra quando as atividades diárias pré-estabelecidas são deixadas de lado por motivos circunstanciais ou urgentes, que atrapalham a produtividade. Será que você tem passado por isso? Confira a lista abaixo e veja com quais itens você se identifica.
1 – E-mail – Ficar com o e-mail aberto faz o nível de interrupções ficar intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades por fazer. Recomendo definir períodos para lidar com as suas mensagens sendo que no resto do tempo o caixa deve ficar fechada.
2 – Não ter clareza sobre o que fazer – O que você precisa fazer primeiro? Você sabe pelo menos 80% do que deve ser feito hoje? Se não souber responder a essas perguntas, com certeza vai se perder em tarefas circunstanciais.
3 – Estou em Reunião – Uma pesquisa feita pela Triad Consulting, empresa dá qual sou diretor, demonstra que 1/3 das reuniões podem ser canceladas. Então: dieta de reuniões já! Quanto menos, melhor. Se tiver de fazer, seja objetivo, defina pontos de discussão e faça durar no máximo 2 horas.
4 – Redes Sociais – Você usa twitter, facebook, orkut, etc? Controle a ansiedade de ficar conectado a essas redes. Utilize eventuais intervalos no dia ou o horário de almoço para se atualizar.
5 – Falta de energia – Você está cansado, sem pique e não consegue se concentrar? A falta de “energia” rouba muitas horas do dia e faz a pessoa “surfar” em atividades circunstanciais. Tenha hobbies, procure um médico, tome um multi-vitamínico, alimente-se em horários regulares, faça sexo (com freqüência).
6 – Falta de foco – Começa uma atividade e em pouco tempo salta para outra tarefas? Se a atividade for grande, quebre em pequenas atividades, feche qualquer outro software que não esteja usando, coloque o celular no silencioso e, se funcionar para você, ouça música.
7 – Navegador cheio de favoritos – Você abre seu browser para ir em um site, esbarra na lista de favoritos e começa a surfar por outros portais? Instale um novo navegador (sugiro o Safari) e não importe os seus favoritos. No novo browser, com a lista de favoritos zerada, você perde a tentação de ficar navegando à toa.
8 – Messenger, Wave, GTalk, etc – A regra é simples: está ocupado? Fique com status invisível ou offline. Está tranquilo? Fique ausente ou ocupado. Está com tempo para conversar? Fique disponível.
9 – Interrupções – Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os emails, concede informações e delega atividades.
10 – Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores – Que tal falar NÃO de forma concreta (baseado em planejamento X disponibilidade)? Se muitas tarefas imprevistas surgem na sua rotina, é possível que o nível de planejamento não esteja adequado. Repare em quais dias da semana você tem mais imprevistos e utilize isso a seu favor.

Por Christian Barbosa (Especialista em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. É Autor dos livros “A Tríade do Tempo", "Você, Dona do Seu Tempo”, “Estou em Reunião” e co-autor de “Mais Tempo, Mais Dinheiro”).
HSM Online
16/11/2009

Produtos Apple no Brasil são os mais caros


Sou um fã dos produtos da Apple, gosto muito do design e da praticidade deles, mas o preço está pra lá de salgado por aqui.

Mais uma prova disso é o gráfico feito pelo blog cmyplay com um comparativo de preços entre produtos Apple em vários países. O MacBook Pro foi usado como base.

Resumindo, pagamos o dobro do preço nos EUA. Tudo por causa dos impostos daqui, principalmente. Clique na imagem acima para ampliá-la e ver os resultados.

Olhado no Jornal Tecnologia

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Câmera HP racista?

Pois é, há pouco tempo tivemos um site da Microsoft que trocou a cabeça de um senhor negro em seus anúncios na Polônia por uma de um homem branco.

Agora vemos um rapaz mostrando que a câmera de um computador HP Media Smart Computer que deveria seguir os movimentos das pessoas não reconhece pessoas negras. O rapaz, com bom humor pelo menos, mostra como o aparelho falha de forma absurda.

Será que depois de um presidente negro os EUA agora vão precisar de um Bill Gates negro pra não falharem assim?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nexus One X iPhone

Como um geek que sou, adoro ver vídeos comparativos de aparelhos eletrônicos, além de divertidos vídeos de unboxing (quando alguém abre a caixa de um novo produto em primeira mão) e até os vídeos em que os próprios aparelhos são abertos para analisarmos seu hardware.

Como tem sido dito na mídia por aí, a Google lançou seu celular, o Nexus One. Na linha do iPhone (smartphone), ele promete bater de frente com o concorrente da Apple. Segue um videozinho comparativo para já irmos entendendo as diferenças entre eles.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Realidade Aumentada

Segundo alguns veículos da mídia, em 2014 os investimentos em Realidade Aumentada estarão na marca de U$700 milhões. Hoje eles não passam de U$2 milhões.

Mas, afinal de contas, o que é Realidade Aumentada?

Pra encurtar a história, eis o videozinho abaixo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Tecnologia pode estar nos deixando tristes



Primeiro quero desejar a todos um feliz 2010, com muitas realizações e que continuem ligados por aqui também!

Para começar o ano achei esta notícia no Blue Bus, que serve também como um alerta para termos uma vida melhor a partir deste ano. Um artigo da The New Scientist desta semana levanta uma hipótese de que estamos nos tornando escravos da tecnologia que criamos e que isto pode nos deixar tristes e até deprimidos. A internet ainda figura como a principal "vilã" da história. Olhar e-mails de minuto a minuto é um sinal dessa escravidão.

Mas a matéria original vai além, e nos diz que não apenas este detalhe da internet mas a impossibilidade de usar de competência (sensação de que nossas ações têm resultados), o materialismo e a falta de relacionamentos reais (familiares, amores, amigos) também pesam igualmente.

Sentir que suas ações foram escolhas suas e que surtiram efeito positivo é muito importante. Com a tecnologia nos ditando o que fazer (ter uma conta de Facebook e atualizá-la freqüentemente, por exemplo) ao invés de usá-la como forma de gerenciamento de nossas ações faz com que enquanto não estivermos fazendo alguma atualização nós não estaremos felizes.

A pressão colocada pela propaganda para que as pessoas tenham de ter o celular com mais tecnologia, a televisão com maior resolução, o carro com melhor desempenho e outros faz com que a vida da pessoa seja basicamente adquirir bens. Com isso, a linha entre a vida pessoal e profissional e rompida. O resultado é a inquietude, a preocupação excessiva e a insônia, entre outros.

Um relacionamento virtual até pode ter algum peso interessante, mas é fato na psicologia que o contato e as atividades sociais ainda são fonte indispensável de felicidade.

A matéria completa está aqui (em inglês). Um tema legal para pensarmos como começaremos 2010!