quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Desrespeito com a natureza - Alphaville Granja Viana

Estive uns dias fora do meu blog e do Twitter, mas mais por falta de tempo mesmo, já que muita coisa tem acontecido. Resolvi destacar uma delas, das quais faço parte.

A Alphaville Urbanismo, responsável por todas as obras de Alphaville e região, além de outras em outros estados que também levam o nome "Alphaville", "presenteou" a região da Granja Viana com um desmatamento rápido e cruel em um grande terreno cheio de verde e animais. Foram cerca de 300.000 m2 de área devastada (cerca de 28 campos de futebol), destruídos em cerca de 3 dias, durante o feriado de 7 de setembro, enquanto boa parte da população viajava. Lá é área protegida, área de Mata Atlântica, com animais em extinção, e só poderia ser mexido em caso de utilidade pública ou por decisão da comunidade local. A Alphaville Urbanismo ignorou as leis ambientais utilizando de artifícios e relatórios confusos e errados, e não falou com comunidade, que não deixou isto passar sem se manifestar.



Para isso foi criado o Movimento em Defesa da Granja Viana, que apesar de parecer pelo nome algo em prol apenas dos interesses dos "granjeiros", na verdade foi criado para defender a natureza da região. O protesto deste vídeo aconteceu dia 19/09/09 e eu e a Mari, minha namorada, estivemos lá. Se você puder colaborar com esta causa por querer fazer algo pela natureza, acesse o blog granjaviana.blogspot.com e dê a sua força. Expressando sua opinião, mande um recado para as autoridades listadas no blog, contate jornalistas, advogados ou pessoas que possam ajudar a causa ou se quiser frequente as reuniões ou manifestações; tudo é válido e ajuda muito.



(só uma atualização: por ações como essa e outras que estão ocorrendo no âmbito da lei, a obra foi embargada. Mesmo assim, hoje, 3 dias após o embargo, a Alphaville Urbanismo continuou desrespeitando a lei e desmatando. Outra liminar enviada hoje (01/10/2009) por uma juíza de Carapicuíba, Juíza Juliana Wendling, deu 24h para a obra ser paralisada. É um passo grande conseguido, mas muito maior agora será mantê-lo. E acredito que iremos conseguir com a ajuda de todos!)

Nenhum comentário: